VENCER A SI PRÓPRIO

Existe um lugar onde o silêncio prevalece.
Porém, esse lugar encontra-se fechado. Trancado a sete chaves. E para entrar nesse lugar é preciso manter-se em silêncio.
Muitas vezes, chegamos perto de abrir a porta e entrar, porém o barulho do abrir faz com que se perca a chance de entrar. Então como resolver a situação?
Isso acontece inconscientemente dentro de cada um de nós. Pois, ao mesmo tempo que buscamos o silêncio na alma, existe no pensar a constância do agir e causar assim barulho através dos atos e ações que praticamos. O segredo é manter-se em equilíbrio. Mas como? 
Bem, não é fácil quando a gente realmente não quer. E posso dizer mais ainda, quando preferimos viver a vida no barulho do pensar e do agir, deixando de lado o silêncio que tanto faz bem.
Mas é possível encontrar o equilíbrio e assim poder encontrar dentro de si o silêncio. Porém, como falei vai depender de você querer isso em sua vida. 
Não tenho receita, nem sou médico para aqui poder diagnosticar o que há em você, isso é vivido por todos nós todos os dias, e precisamos aprender a conviver com isso em nossa vida. Contudo, buscar sim o silêncio é fundamental para que a vida possa ter seguimento e evolução. 
Coisas que falamos, pensamos e fazemos tem influência em nossas vidas, se forem boas, terão influência para o bem, se forem más, terão influência para o nosso próprio mal. Então, identificar isso é importante para que avaliemos o que queremos para nós próprios.
Um instante, vivemos intensamente a vida, com toda sua alegria, emoção e satisfação, porém outros momentos nos isolamos de nós mesmos e de todos ao redor. Por que isso acontece? Porque ainda não nos conhecemos suficientemente para fazer com que esses momentos sejam para nós aprendizados e não consequências que nos levem a nos auto destruir. 
Conhecer nós próprios é fundamental.
Quando eu decidi voltar a trabalhar após um período afastado do trabalho, por causa de um trauma que sofri, foi difícil pois ainda estava a sofrer interiormente pelo trauma. Porém, decidi enfrentar meu medo, e vencer a mim próprio, pois meu maior inimigo era eu mesmo. Antes de tomar essa decisão, comecei a analisar minha própria condição. Sei que o problema que me levou a afastar-me do trabalho foi sério, grave mas até aquele momento esse medo me dominava, e vi que era um medo e não a realidade. O que aconteceu, passou não era mais fato vivido naquele momento. Então deixei de fazer barulho com meu pensar e abri a porta do silêncio que precisava ser aberta. Nesse caso o silêncio que precisava vivência era meu retorno, minha conquista de lugar e espaço. E isso foi decisivo para que vencesse meu medo e voltasse a ouvir meu silêncio interior. 
Posso até estar falando alguma besteira, mas quando silenciei meu pensamento, comecei a ouvir o silêncio interior, que trouxe de volta a paz a minha própria vida. E que me fez ver que era capaz de assumir minha própria vida e lutar para superar as dificuldades que até então criei com o trauma sofrido.
A muito custo, e medo superei esse trauma em minha vida, pois sofrer um assalto e levar um tiro na boca não é fácil. Porém, isso me motiva a prosseguir. A me superar cada dia. Tive a ajuda de amigos, família, mas precisei compreender que dependia de mim próprio dar o passo a entrar no meu silêncio, e abrir todas as portas que haviam, então quando fiz isso venci meu medo e encontrei o objetivo pessoal que tanto almejava, vencer a mim mesmo. 
Talvez você esteja passando por isso agora, ou não. Só queria partilhar com você minha pequena experiência de vida, e assim poder ajudar quem precisa a acreditar em si próprio e vencer seus medos e vencer o seu pior inimigo, você mesmo. 
Então, não desista. Recrie-se e recicle a vida que tem, pois algo bom que procura vai encontrar, e assim poderá abrir as portas fechadas para o seu silêncio interior, e quando fizer isso vai saber o quanto é bom saber que você é capaz e que seguiu em frente, e como é bom poder vencer a si próprio. E poder olhar pra você mesmo e dizer, obrigado Deus, pois com sua ajuda e auxílio, venci meus medos e superei minha própria limitação. Assim, você saberá que fez o que é certo e bom pra si mesmo. 

Texto: Josenilson Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ

PENSAMENTOS DA ALMA

CAMINHOS